Exercício do STOP: Como lidar com a preocupação excessiva e seu impacto na alimentação

Exercício do STOP: Como lidar com a preocupação excessiva e seu impacto na alimentação

⏺O excesso de preocupação pode alterar os hábitos alimentares de diversas formas!
⏺Algumas pessoas tendem a “perder a fome” ao se verem diante de situações difíceis, o que pode levar a uma desconexão com os sinais de seu corpo (fome, saciedade e satisfação), e culminar no exagero com o consumo de muitos alimentos calóricos na(s) próxima(s) refeição(ões);
⏺Para outras pessoas, uma das formas de lidar com a preocupação é justamente consumir uma quantidade maior de alimentos calóricos, que trazem energia rápida e conforto!
⏺ Geralmente, entre os alimentos consumidos estão os ricos em açúcares e gorduras, como chocolates, doces em geral, frituras, alimentos gordurosos, embutidos, refrigerantes, bebidas alcóolicas, etc.
⏺ Não estou dizendo que é errado consumir esses alimentos, muito pelo contrário: eles podem ser consumidos em sua rotina de acordo com a situação social (por exemplo em aniversários eventos), e também como forma de respeitar uma vontade (dessa maneira, o consumo é programado e feito com atenção plena, sem julgamentos).
⏺Mas nos cenários descritos em que a preocupação afeta a ingestão de alimentos, estamos tentando lidar com outras questões (que não são nem fome física e nem vontades) utilizando a comida. O que pode levar ao transtorno de compulsão alimentar e ao tão indesejado ganho de peso a longo prazo. Fora que o consumo de alimentos ricos em fibras e vitaminas é menor nesses momentos, o que pode levar a uma menor sensação de saciedade, e alterações no funcionamento do intestino.
⏺Algumas estratégias podem ser utilizadas para lidar com o comer emocional. O comer emocional acontece quando utilizamos alimentos para compensar alguma emoção como a preocupação, nesse exemplo.
⏺ Nesse post, irei sugerir uma ferramenta para ser utilizada antes da ingestão de alimentos, o exercício do STOP:
S – Stop – Parar
T – Take a Breath – Respirar
O – Observar – Olhar as coisas a sua volta, voltar ao momento presente!
P – Prosseguir!
⏺ Essa prática te ajuda a distinguir se você está realmente com fome, se é uma vontade, ou se é um comer emocional. Caso seja fome física ou vontade, atenda-as, consciente e com atenção plena! Dê uma cara diferente aos alimentos de sempre! Esteja consciente também em relação a quantidades necessárias e nos sinais do seu corpo!
⏺Dica: Imprima pelo menos 5 plaquinhas de stop coloque-as em lugares VISÍVEIS para você: pode ser na geladeira, mesa de trabalho, agenda, espelho, carro, etc…nutricionista #nutri #nutricionistavalinhos #nutricionistacampinas #comportamento #stop #preocupação #hábitos #emagrecer #perderpeso #saúde

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