9 passos para comer com atenção plena

9 passos para comer com atenção plena

Estive falando dos últimos posts da importância de se reconectar com os sinais de fome e saciedade, comer devagar, com atenção, com uma postura curiosa e de não julgamento. Porém, em um primeiro momento, para quem nunca ouviu falar no conceito de mindfuness (atenção plena) tudo isso pode parecer um bicho de sete cabeças. Hoje quero descomplicar essa ideia trazendo os nove passos para comer com atenção plena de Cynthia Antonaccio e Manoela Figueiredo retirados do livro Comer com Atenção Plena.

  1. Reduza a velocidade: Por mais corrido que esteja o dia, procure criar condições para realmente fazer uma pausa na hora de comer. Com pressa, é mais fácil perder a atenção. O total de tempo pode ser pouco, mas que seja DE-VA-GAR.
  2. Sente-se a mesa: Almoço em pé ou no carro, ou deslocando-se de um lugar para outro não propicia uma atitude inteiramente presente. Dê um tempo da TV e do celular nesse momento.
  3. Seja curioso: Olhe os alimentos e imagine todo o caminho que fizeram até chegar em seu prato;
  4. Apenas coma: Concentre-se no que está fazendo e mantenha-se atento as cores, texturas, aromas e sabores da comida;
  5. Observe-se: Perceba emoções, sentimentos e sensações que podem surgir no momento da alimentação;
  6. Coma o suficiente: Pergunte-se algumas vezes durante a refeição qual o seu grau de saciedade de 0 a 10. E se permita parar ao perceber a saciedade mesmo que ainda haja comida no prato;
  7. Coma sem culpa: Além de interferir no prazer, a culpa aumenta o comer desatento. Esse é um momento de desfrute. Permita-se aproveitar cada garfada.
  8. Treine: Exercitar o comer com atenção plena com regularidade o torna um hábito;
  9. Agradeça: Mesmo em silêncio é possível agradecer quem preparou aquela comida, agradeça a oportunidade de estar diante de um prato de comida e poder nutrir seu corpo com amor e carinho.

Lembre-se: Não é de um dia para o outro que você vai conseguir comer com atenção plena em todas as refeições, porém, quanto mais praticar, mais fácil será!

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Agendamentos: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

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