Recomendações sobre o consumo de açúcares

“As diretrizes dietéticas estimulam as pessoas a escolherem alimentos e bebidas que moderem sua ingestão de açúcares, mas elas não definem o que é moderado. A pirâmide alimentar fornece um pouco mais de orientação, colocando os açúcares adicionados na sua ponta e sugerindo que os consumidores o utilizem moderadamente” (WHITNEY; ROLFES, 2008). Nos EUA, as … Ler maisRecomendações sobre o consumo de açúcares

O consumo de açúcar pode causar doenças do coração?

Série: Mitos e verdades sobre o açúcar A ingestão MODERADA de açúcar para a maioria das pessoas NÃO aumenta o risco de doenças do coração. Alguns estudiosos afirmam que outros fatores tem mais impacto no surgimento de doenças cardiovasculares que o açúcar, como o fumo e a genética. Entre os fatores dietéticos, o consumo de … Ler maisO consumo de açúcar pode causar doenças do coração?

Açúcar: Mocinho ou vilão?

Série: Mitos e verdades sobre o açúcar Nos próximos posts vou trazer alguns mitos e verdades sobre o consumo de açúcar. Hoje gostaria de trazer um pouco sobre a relação entre o consumo de açúcar e a obesidade. Sabe-se que os alimentos ricos em açúcar fornecem uma grande quantidade de energia (quilocalorias), além de, muitas … Ler maisAçúcar: Mocinho ou vilão?

Comer Motivado pela emoção x Comer Emocional

No último post falei um pouco das principais diferenças entre a fome física e o comer emocional. Começar a perceber os sinais do nosso corpo é fundamental para ter um boa relação com a comida, identificando não só O QUE comemos, mas COMO e POR QUE comemos. Mas qual a diferença entre comer motivado pela … Ler maisComer Motivado pela emoção x Comer Emocional

Fome física x Fome Emocional: Você consegue diferenciá-las?

É comum nos depararmos com algumas dificuldades ao começarmos a ouvir e respeitar os sinais do nosso corpo. Por exemplo, ao sentir fome, como vou ter certeza que é uma fome física e não uma fome emocional? A fome física é a necessidade fisiológica de comer. Cada pessoa consegue percebê-la de uma forma, seja pelo … Ler maisFome física x Fome Emocional: Você consegue diferenciá-las?

Vamos falar sobre imagem corporal?

Reflexões: Você se vê da mesma maneira todos os dias? Você é satisfeito(a) com seu corpo? Quanto você investe de tempo e energia para mudá-lo? O que é imagem corporal? É a figura que temos em nossas mentes das dimensões (tamanho e forma) do nosso corpo, ou seja, nossa percepção sobre nós mesmos, e os … Ler maisVamos falar sobre imagem corporal?

Comer intuitivo: os 3 pilares

O comer intuitivo, segundo as nutricionistas Marle Alvarenga e Manoela Figueiredo, é “uma abordagem que ensina a criar uma relação saudável com a alimentação, o corpo, a mente e as emoções, no qual cada um é o especialista e responsável pelo seu próprio corpo. Ou seja, a ideia central do comer intuitivo é que você … Ler maisComer intuitivo: os 3 pilares

Bolo de chocolate: Celebração ou culpa?

Bolo de chocolate: Celebração ou Culpa? Associações entre atitudes alimentares saudáveis, percepção do controle behaviorista, intenções e perda de peso. Esse foi o título de um artigo que buscou entender se as diferentes percepções do bolo de chocolate como fonte de celebração ou fonte de culpa teriam impacto na perda de peso a longo prazo. … Ler maisBolo de chocolate: Celebração ou culpa?

O que é comer com saúde?

No último post estive falando sobre a verdadeira mudança de comportamento, aquela sem grandes restrições, pautada em saúde. O conceito de saúde é subjetivo, mas a grande maioria das pessoas acredita que saúde é a somente a ausência de doenças. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) saúde é o estado de completo bem-estar social, … Ler maisO que é comer com saúde?