Comer com regularidade e atenção

Comer com regularidade e atenção

➡️Como faço para comer com atenção?

➡️ Tente fazer suas refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar..) em horários semelhantes – sempre respeitando os sinais de fome e saciedade

➡️ Coma devagar e com atenção a comida – evite outros pensamentos ou preocupações nesse momento! Desfrute daquilo que você está comendo!

➡️Evite fazer outra atividade – como usar o celular, computador ou assistir TV – enquanto come!

➡️ Refeições consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e evitam que se coma mais do que o necessário!

➡️ Os mecanismos do nosso corpo responsáveis pelas sensações de fome e saciedade são complexos, dependem da vários estímulos, e por isso, leva tempo para percebermos que já comemos o suficiente! Por esse motivo, é importante comer de forma pausada e com atenção!

➡️O ato de beliscar, por exemplo, é estimulado pela visão de determinado alimento, o que é ainda mais evidente ao se tratar de balas, guloseimas e outros alimentos ultraprocessados! E é muito fácil consumi-los sem perceber!

➡️Evite ter esses alimentos ao alcance da mão, seja em casa ou no trabalho. Uma boa opção para se ter sempre na bolsa, são nozes, frutas e castanhas!

➡️Além disso, o ato de mastigar mais vezes os alimentos, aumenta nossa concentração no ato de comer, fazendo com que haja maior atenção as texturas, cores e sabores!

➡️Outra dica é optar por uma salada, sopa ou caldo antes do prato principal. Isso concede ao nosso organismo tempo para que os alimentos sejam mais bem aproveitados e para que não se coma mais que o necessário 😉

#GuiaAlimentarParaPopulaçãoBrasileira

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