Comer intuitivo: os 3 pilares

O comer intuitivo, segundo as nutricionistas Marle Alvarenga e Manoela Figueiredo, é “uma abordagem que ensina a criar uma relação saudável com a alimentação, o corpo, a mente e as emoções, no qual cada um é o especialista e responsável pelo seu próprio corpo.

Ou seja, a ideia central do comer intuitivo é que você pare de comer por regras externas (como fazemos ao seguir a mídia, dietas restritivas, dicas de amigos, blogueiras…) e comece a comer a partir de regras internas (os seus sinais de fome e saciedade) saindo da mentalidade da dieta.

O primeiro pilar do comer intuitivo é a PERMISSÃO INCONDICIONAL PARA COMER. Mas cuidado! Permissão deve estar em sintonia com os sinais de fome e saciedade do seu corpo e é diferente de permissividade. Segundo o dicionário, ser permissivo – adj: sem controle, que é desregrado, sem firmeza;

O segundo pilar é COMER PARA ATENDER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS E NÃO EMOCIONAIS. Ou seja, não devemos buscar lidar com qualquer tipo de emoção usando a comida, afinal, se a fome física não é o problema, a comida não será a solução.

O terceiro pilar é SEGUIR OS SINAIS INTERNOS DE FOME E SACIEDADE. A nutrição comportamental é pautada nesse pilar, por isso, os planos alimentares não contém horário ou quantidade, já que o maior especialista em quando e quanto você deve comer é o seu próprio corpo.

Segue abaixo um cronograma que irá te ajudar a identificar quando você deve comer;

O comer intuitivo também é pautado em alguns princípios que foram detalhados em posts anteriores, são eles:

  1. Rejeitar a mentalidade da dieta;
  2. Honrar a fome;
  3. Fazer as pazes com a comida;
  4. Desafiar o policial alimentar;
  5. Sentir a saciedade;
  6. Descobrir o fator satisfação;
  7. Lidar com as emoções sem usar a comida;
  8. Respeitar seu corpo
  9. Exercitar-se sentindo a diferença;
  10. Respeitar a saúde – praticar uma nutrição gentil.

Nutricionista Marcela Gallo Oliveira – CRN 3 55571

Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: