Como lidar com pensamentos automáticos negativos em relação a dieta?

Como lidar com pensamentos automáticos negativos em relação a dieta?

⏺Os principais sabotadores da mudança de hábitos são os pensamentos negativos.
⏺Um teórico da psicologia chamado Albert Ellis desenvolveu uma teoria chamada Terapia Racional Cognitiva Comportamental. A ideia é mais simples do que pode parecer a princípio.
⏺Imaginemos uma situação de exagero em um domingo: consumir grande quantidade de lasanha no almoço seguida de vários pedaços de pudim, pensando em compensar todos aqueles alimentos que não se consumiu a semana inteira e fazer um “dia do lixo”. Após esse episódio (que é super comum para quem faz dieta restritiva) a pessoa se sente culpada, com raiva, triste ou fracassada (ou pior: uma mistura de tudo isso). Então uma situação (exagero) a levou a experienciar todos esses sentimentos, certo? Bom. Em partes.
⏺Se formos um pouco mais fundo, nas crenças que essa pessoa tem, em seus pensamentos, podemos encontrar coisas do tipo “nunca vou ser magra” “sou um desastre” “só faço jacada” “não tenho força de vontade” “sou feia” “odeio meu corpo” “queria ser como aquela modelo na revista” “nunca serei amada”
⏺Percebeu que o que causou aqueles sentimentos negativos não foi nem tanto a situação (almoço de domingo) mas sim os pensamentos que já existiam?
⏺Não estou dizendo aqui que é nunca mais podemos ter pensamentos negativos. Mas use o princípio do Mindfulness: observe esses pensamentos de longe, sem julgá-los. Perceba que você é mais do que eles, que você pode CONSEGUIR tudo aquilo a que pode se dedicar. Substitua pensamentos negativos por bons pensamentos. Medite, leia bons livros sobre boas energias, assista vídeos que te acrescentem, ACREDITE EM VOCÊ!
⏺Marcela G Oliveira – Nutricionista – CRN3 55571

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