Dietas restritivas

Dietas restritivas

⏺️”Com tudo o que sabemos da ciência sobre dietas restritivas, não é ético recomendar qualquer tipo de dieta!” – Essa frase pertence a uma nutricionista americana, e eu a encontrei no curso da nutricionista Sophie Deram:

➡️Tradução do texto:

⏺️”Quando isso irá terminar? Fazer dieta – o que pode significar contar calorias, escolher os alimentos de forma minuciosa, pesar a comida, e até seguir as dietas da moda (como dieta da proteína, dieta paleo, etc) – tudo em nome do “bem – estar e saúde”, leva a obsessão pela comida, e a um relacionamento não saudável com o alimento e com o seu próprio corpo!

⏺️Existe todo um FORTE embasamento em pesquisa que aponta para a taxa de falha das dietas restritivas: de 95 a 98% das pessoas recuperam todo o peso perdido (ou até mais) em até 5 anos depois de terem se submetido a uma dieta restritiva.

⏺️Que tipo de tratamento que só funciona de 2 a 5% das vezes e ainda parece uma boa solução? Fazer dieta não te ensina a estar em sintonia com o seu corpo – pelo contrário, te ensina que você não pode confiar no seu corpo, e que deve controlar cada minimo detalhe. E então, quando você para de fazer dieta, não tem nem ideia do que fazer 🤷! Se um cliente em potencial me pergunta se posso prescrever uma dieta, eu o ensino sobre os perigos de uma dieta restritiva e tento explicar os motivos pelos quais eu não poderia fazer isso eticamente, já que esse tipo de dieta faz mais mal do que bem 🚫

⏺️E para todos os profissionais da saúde: eu os encorajo a fazer o mesmo! Mas, se mesmo assim, você quiser continuar prescrevendo dietas restritivas, isso me dará ainda mais oportunidades de continuar fazendo meu trabalho, pois fazer dieta AUMENTA significativamente o risco de desenvolver o comer transtornado e até transtornos alimentares. E eu vou ajudar a curar os destroços que você deixou naquele paciente quando decidiu o colocar em uma dieta” 0

➡️Tradução do texto:

⏺️Agende sua consulta para fazer aspazes com a comida pelo WhatsApp: (19)99616-9255 ou telefone: (19)3305-8042 📲

Agende um atendimento: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: