Dificuldade em Praticar Atividade Física

Dificuldade em Praticar Atividade Física

Missão Xô Preguiça por 66 dias!

⏺Ao pensar em praticar atividade física já parece que estamos sendo acompanhados pelo bicho preguiça: bate aquela falta de vontade, não é mesmo?
⏺Uma vez vi um vídeo sobre o tema do doutor Drauzio Varella: Ele dizia que na natureza não encontramos entre os animais nenhuma espécie que faz atividade física (como correr, saltar) buscando emagrecer ou ter saúde. Muito pelo contrário, as motivações dos animais são caçar a presa (ou fugir do caçador), comer, dormir e reproduzir. Não há prática de atividade física pensando em perder peso ou se encaixar em um padrão de beleza (seria até engraçado pensar nisso!)
⏺ Nós humanos também não temos a motivação de praticar atividade física por um propósito interno, porém, não precisamos caçar nosso próprio alimento e nem fugir de predadores. E como o mundo tem ficado cada vez mais sedentário, praticamente não precisamos nos movimentar para quase nada no dia a dia (usamos os carros para deslocamento, elevadores, e muitas vezes, trabalhamos grande parte do dia sentados!)
⏺Por isso, é importante exercitar-se mesmo sem uma grande vontade de começar, já que dificilmente teremos uma motivação muito grande a princípio. Após algum tempo, a motivação vem pela liberação de hormônios do prazer (como a serotonina) após a prática! Fazer exercício deixa de ser chato ou difícil e se torna ESSENCIAL no nosso cotidiano, sem ele, podemos nos sentir até mais mal-humorados.
⏺O que sempre friso aqui é a importância de encontrar uma atividade física que você goste e que traga uma sensação de bem estar! Talvez você tenha que testar várias antes de encontrar a melhor para você! Tudo bem não gostar de academia, por exemplo. Você não deve frequentar uma se não gosta do ambiente.
⏺ MISSÃO DE HOJE: Fazer uma listinha com todas as atividades que você considera que sejam prazerosas. Durante o mês, vá testando modalidades diferentes e colocando um “check” em cada uma. Separe as que você mais gostou e abra um espaço na sua agenda para incluí-las na sua rotina.
⏺Deixo aqui também uma sugestão de leitura: “A única coisa” de Gary Keller e Jay Papasan. Em uma parte desse livro, tem um estudo realizado em Londres que mostrou que demora-se em média 66 dias para adquirir um novo hábito e torná-lo parte de sua rotina!
⏺Partiu se exercitar por 66 dias? Me conta nos comentários e marca alguém que precisa espantar a preguiça
⏺Marcela G Oliveira – Nutricionista CRN 3 55571

Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/campinas

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