Mindful Eating (Comer com Atenção Plena) não é dieta!

Mindful Eating (Comer com Atenção Plena) não é dieta!

Uma dieta sinaliza o que, quanto e em que horário você vai consumir determinados alimentos, que não foram escolhidos baseados em seus sinais de fome e saciedade, e sim, em regras externas do que seria o ideal.

Quando o paciente demanda que sejam estabelecidos horários para as refeições e até sugestões de como montar pratos nutritivos em cada refeição, gosto de explicar a importância de atentar-se aos sinais de seu próprio corpo, mesmo se o que tiver descrito no papel for diferente.

Por exemplo, vamos supor que no plano alimentar há uma sugestão para lanche da manhã. Esse lanche é inserido na alimentação em dias que a pessoa acorda mais cedo para ir trabalhar. Pensando em um dia em que se acordou mais tarde e houve tempo para realizar o café da manhã reforçado com atenção plena, talvez não seja tão necessário incluí-lo.

Outra situação é a seguinte: pensemos em alguém que sabe que terá uma festa de aniversário mais tarde. Talvez não seja a melhor escolha uma comida pesada de almoço, como uma lasanha ou feijoada, por exemplo, mesmo que estas sejam opções do plano.

A ideia da terapia cognitivo comportamental é que o paciente se torne seu próprio nutricionista a longo prazo. E é isso que o nutricionista deve incentivar. Dessa forma, o paciente saberá fazer escolhas nutritivas por conta própria, se baseando em seus sinais internos, em sua vida social, em sua rotina de trabalho e até no tempo livre.

Ter atenção plena não é uma dieta. Não existem restrições. Mas existem alimentos para cada contexto e a forma de se fazer a alimentação é essencial, valorizando o momento PRESENTE.

Ao mudar determinados comportamentos e criar novos hábitos, pode-se sim atingir uma perda de peso duradoura, mas esse não é o objetivo final, e sim, a mudança de comportamento.

Afinal, a simples perda de peso não leva a mudança de comportamento, não é mesmo?

Marcela G Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Atendimentos online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: