Não consigo me controlar com a comida. Acho que sou compulsivo(a).

Não consigo me controlar com a comida. Acho que sou compulsivo(a).

⏺Esse é um pensamento muito comum das pessoas que procuram pela reeducação alimentar. Mas será que esta “falta de controle” pode ser definida como uma compulsão?

⏺ O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais  (DSM5, 2014) da psiquiatria caracteriza a compulsão alimentar através de dois aspectos: o primeiro diz respeito a “ingestão em um período limitado de tempo (ex: 2 h) de quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria durante um período similar em circunstâncias similares. O segundo ponto é o sentimento de falta de controle sobre o comportamento alimentar durante o episódio, ex: sentimento de incapacidade de parar de comer ou controlar o quanto está comendo.

⏺ Mas o que seria falta de controle? A falta de controle é relativa para cada pessoa e depende do que ela entende por controle. Vamos supor que uma pessoa entenda por controle não consumir doces em nenhuma ocasião ou não consumir arroz e feijão, somente carne e salada.

⏺ O que acreditamos, pensamos e falamos, segundo a teoria cognitivo comportamental, pode moldar nossos comportamentos. Se tenho uma crença de que sou compulsiva, esta crença pode ser alimentada por outras crenças equivocadas do que é uma alimentação normal e saudável e do que é uma alimentação saudável controlada (restritiva).

⏺ Claro. A compulsão alimentar existe sim e deve ser trabalhada com equipe multiprofissional especializada. Mas a reflexão que eu gostaria de deixar nessa postagem é: o que você acredita ser uma falta de controle ou falta de vontade? Será que esse conceito não veio de restrições anteriores impostas externamente ou por você mesmo? Será que você sabe o que é comer normalmente?

⏺ Fique atenta ao próximo post, onde trarei o conceito de comer normalmente elaborado por nutricionistas que trabalham com comportamento alimentar.

Fonte: ALVARENGA, et al. Nutrição Comportamental. Editora Manole.

Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: