O que considerar antes de optar pela  lipoaspiração?

O que considerar antes de optar pela lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia que consiste na retirada por aspiração da gordura subcutânea (localizada logo abaixo da pele).

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica é a cirurgia estética mais realizada no Brasil, ultrapassando as 200 mil por ano;

Muitas pessoas optam pela lipoaspiração como forma de emagrecimento rápido, mas assim como as dietas restritivas, a lipo também desregula nosso metabolismo. O nosso corpo tende a aumentar a fome e diminuir o metabolismo como forma de repor os estoques de gordura. Na lipoaspiração, as células perdidas de gordura não voltam mais, mas sempre há uma parte de tecido remanescente (nem tudo é retirado) e outros depósitos de gordura distribuídos pelo nosso corpo que farão de tudo para compensar a falta da gordura perdida.

Um estudo da USP conduzido pela pesquisadora Dra Fabiana Benatti, demonstrou que 6 meses após a lipoaspiração de gordura subcutânea da barriga (aquela que não é relacionada com doenças) houve um aumento compensatório da gordura visceral (próxima aos órgãos e relacionada com doenças como hipertensão e diabetes e até alguns tipos de câncer) e ainda um aumento nas concentrações de colesterol das participantes. O que é extremamente nocivo a saúde.

Porém, também observou-se que 4 meses de treinamento físico foram suficientes para prevenir o crescimento compensatório de gordura, e trouxe outros benefícios como o aumento de massa magra, melhora da sensibilidade a insulina e diminuição do risco de diabetes.

Antes de optar pela lipo, saiba que a gordura retirada pode voltar na forma de gordura visceral, e que por isso, é essencial que se pratique atividade física.

Mas que tal experimentar somente a prática de atividade física regular para perceber as mudanças em seu corpo e qualidade de vida?

Livro: A dieta ideal – Márcio Atalla & Desiré Coelho – Editora Paralela, 2015

Link do artigo: https://academic.oup.com/jcem/article/97/7/2388/2834256 -Liposuction Induces a Compensatory Increase of Visceral Fat Which Is Effectively Counteracted by Physical Activity: A Randomized Trial 

Marcela G.Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: