O que é comer com saúde?

O que é comer com saúde?

No último post estive falando sobre a verdadeira mudança de comportamento, aquela sem grandes restrições, pautada em saúde.

O conceito de saúde é subjetivo, mas a grande maioria das pessoas acredita que saúde é a somente a ausência de doenças.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) saúde é o estado de completo bem-estar social, físico, mental e espiritual.

Dessa forma, comer com saúde deve considerar aspectos sociais, físicos, culturais e psicológicos.

Quais são suas preferências? O que você costumava comer em sua infância e adolescência? Você possui alguma patologia relacionada alimentação? O que é comum se consumir em seu país, estado, região? Quais são suas memórias afetivas com cada alimento? O que você sente quando está comendo? O que você sente quando come sua comida preferida?

Essas são algumas das questões nas quais a nossa alimentação é pautada, e todas elas fazem parte do conceito de saúde.

Além disso, nossos hábitos de vida como a prática de atividade física, não tabagismo, não preocupação excessiva com a alimentação, prática de cozinhar, estão relacionados com a saúde.

Inclusive, alguns estudos mostram que pessoas mais ligadas à comida e interessadas em novidades alimentares, tem menor IMC, cozinham mais, são fisicamente mais ativos e se preocupam menos com a alimentação.

Dessa forma, ter menor preocupação com a alimentação está relacionado com valorizar o prazer em comer, se isentar da culpa, valorizar a cultura gastronômica e não focar apenas em nutrientes e calorias, um bom exemplo disso são os franceses, tema do próximo post.

Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Fonte: Instituto de Nutrição Comportamental: https://www.nutricaocomportamental.com.br/

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: