O que você tem deixado à vista na sua cozinha?

O que você tem deixado à vista na sua cozinha?

Hoje trouxe uma reflexão sobre um assunto que parece complicado para muita gente em processo de reeducação alimentar: o planejamento das refeições.

Você já parou para pensar que o ambiente influencia em suas escolhas alimentares e até mesmo na maneira como você realiza as refeições? Quando se fala em planejamento alimentar, muito antes de pensar em “o que e quanto comer”, vale fazer uma reflexão de onde comer.

Esse ambiente é calmo, tranquilo e inspira um comer com atenção plena? Ou é bagunçado, barulhento, cheio de materiais do trabalho, desorganizado, a ponto de fazer você querer “fugir” da mesa e ir comer no sofá?

Em primeiro lugar, é importante trazer o conceito de não julgamento aqui também. E depois pensar em soluções: como poderia arrumar minha dispensa? quando posso me organizar e fazer uma limpeza na geladeira? que utensílios eu mais uso e como deixá-los a mão? como posso arrumar a mesa da cozinha para que seja atrativa?

Em segundo lugar, é importante criar estratégias para que alimentos mais nutritivos estejam de prontidão para quando bate aquela fome que te faz querer pegar a primeira coisa que encontrar na geladeira. Vegetais folhosos devem ser higienizados e guardados em potes. Legumes podem ser descascados e picados. Você pode deixar frutas cortadas ou comprá-las picadas no supermercado. Coloque uma fruteira na mesa. Ou mesmo um post it na geladeira “tem fruta aqui dentro”, ou “tem legumes aqui”. Deixe temperos naturais em um porta temperos próximo ao fogão. Cole uma lista de compras na geladeira e anote tudo o que você precisa comprar naquela semana. Também vale deixar fácil um livro de receitas práticas para momentos em que a criatividade passa longe. Tenha utensílios coloridos (como toalha de mesa, copos e talheres) que deem vontade de arrumar a mesa e sentar. Vá lavando a louça conforme sujar. Coloque uma música agradável.

Torne o ritual de arrumar, preparar e comer, agradável, um momento para toda família.

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: