Olhe para o seu passado com respeito: O que e possível e faz sentido melhorar agora?

Olhe para o seu passado com respeito: O que e possível e faz sentido melhorar agora?

Muitas vezes se tem pressa de mudar, de “fazer tudo certo”, seguir todas as orientações do profissional de saúde a risca (ou da blogueira, ou vizinha, colega de trabalho…), mesmo que isso vá virar a rotina atual de cabeça para baixo de um dia para o outro.

Com tantos posts em que coloco orientações de como trabalhar o comportamento alimentar, como comer e o que comer, meu objetivo com esse aqui é um pouco diferente.

Gostaria de falar um pouco sobre o tempo. Principalmente o tempo de mudança. De transformação de velhos hábitos em novos, que sejam mais saudáveis para você.

Essa transformação não precisa acontecer do dia para noite. Você não precisa tentar mudar 10 hábitos de uma vez. Nem partir de um consumo praticamente nulo de água em um dia por exemplo, para um consumo de 3 L no dia seguinte.

Não julgue seus hábitos atuais, nem tente transformá-los em um piscar de olhos, ou comparar seu processo de mudança com o da sua amiga. Gosto de trabalhar com metas com os meus pacientes. A primeira coisa que pergunto antes de colocar uma nova meta é: O que faz sentido para você hoje ?

Muitas vezes, o que faz sentido é colocar uma fruta ao dia, ou acrescentar 500 ml de água, ou simplesmente deixar de tomar o refrigerante no almoço algumas vezes na semana. O que é possível naquele momento com a rotina é fazer 3 refeições por semana com atenção plena. E tudo bem. Respeite o seu momento. Conheça onde você está agora e onde quer chegar.

Tenha consigo um quadro de metas. Coloque seu objetivo final. Suas metas iniciais e suas metas finais. Exemplo: Minha meta inicial é consumir salada de folhas 3 x na semana, minha meta final é consumir salada de folhas todos os dias.

Respeite o seu passado e foque no seu progresso. O seu tempo é seu.

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 355571

Agendamentos: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: