Recomendações sobre o consumo de açúcares

Recomendações sobre o consumo de açúcares

“As diretrizes dietéticas estimulam as pessoas a escolherem alimentos e bebidas que moderem sua ingestão de açúcares, mas elas não definem o que é moderado. A pirâmide alimentar fornece um pouco mais de orientação, colocando os açúcares adicionados na sua ponta e sugerindo que os consumidores o utilizem moderadamente” (WHITNEY; ROLFES, 2008).

Nos EUA, as estimativas são que cada pessoa consuma em media 48 kg de açúcar adicionado ao ano, o que é mais ou menos 30 colheres de chá por dia – valor que ultrapassa as recomendações presentes na pirâmide alimentar.

Os produtos ultra-processados contém açúcares “escondidos” como é o caso do ketchup – cada uma colher de sopa do produto possui uma colher de chá de açúcar.

Poucas pessoas conseguem consumir quantidades muito grandes de açúcares e ainda obterem todos os nutrientes necessários para sua saúde através da alimentação sem ultrapassarem o total de calorias recomendado. A sugestão da Pirâmide Alimentar é que o consumo de açúcares não ultrapasse 10% do total de ingestão diária.

Já a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo diário de 25 g por pessoa, equivalente a 6 colheres de chá e indica não ultrapassar 50 gramas, ou 12 colheres.

Os açúcares não são uma ameaça a saúde, porém, devemos nos atentar para as QUANTIDADES consumidas, já que a ingestão excessiva pode diminuir o consumo de vitaminas, minerais e fibras, além de contribuir para a obesidade.

ATENÇÃO: Nem todos os açúcares devem ser reduzidos, apenas os doces concentrados que não contém muitos nutrientes. Os açúcares presentes nas frutas, legumes e leite são benéficos a saúde.

Quantidade de açúcares nos alimentos industrializados:

Refrigerante (1 lata): 37 g
Bolo industrializado (1 fatia): 24 g
Biscoito recheado (3 unidades): 14 g
Iogurte com sabor (1 pote): 13 g
Achocolatado em pó (2 colheres): 7,5 g

Marcela G. Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-caca-ao-acucar-dos-alimentos-industrializados/

Fonte: WHITNEY, E; ROLFES, R.S. Nutrição 1 – Entendendo os nutrientes – Ed Cengage Learning, 2008.

Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

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