Você já ouviu falar do hormônio da saciedade?

A leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo que tem como principal função estimular no cérebro a área responsável pela saciedade, por isso, é conhecida como hormônio da saciedade.

As concentrações desse hormônio são controladas conforme a quantidade de tecido adiposo presente no organismo, quanto maior a quantidade de tecido adipso mais leptina. Você já deve estar se perguntando: mas então pessoas obesas deveriam sentir mais saciedade, não é?

Infelizmente não é isso que acontece. Quando a gordura começa a ser acumulada de forma excessiva, o corpo cria uma resistência a ação desse hormônio, fazendo com que a pessoa não sinta seus efeitos sobre a saciedade.

“Quando o indivíduo começa a emagrecer, não só ocorre o estímulo da fome, como também a diminuição do gasto de energia, ou seja, um boicote do nosso próprio organismo ao emagrecimento” explicam Márcio Atalla e Desiré Coelho em seu livro, “A dieta ideal”;

Além da leptina, vários outros hormônios que regulam a fome e saciedade atuam no nosso organismo. E é importante lembrar que o ganho de peso é multi-fatorial, ou seja, ocorre por uma combinação de vários fatores. Para perda de peso, também devemos considerar esses fatores, que muitas vezes não são levados em conta em uma dieta restritiva que desconsidera nossos sinais de fome e saciedade. Já trouxe em outros posts o ciclo das dietas restritivas que causa o efeito sanfona.

Este faz com que o tecido adiposo, que já controla o metabolismo para evitar perda de peso, acabe ficando cada vez mais resistente a ele, levando ao maior ganho de peso a longo prazo.

O efeito sanfona também diminui a tolerância a glicose, e está relacionado com diversas doenças como hipertensão, diabetes e distúrbios do coração.

“Sendo assim, para saúde muitas vezes é melhor ter um peso corporal estável, mesmo que um pouco acima do desejado, do que sofrer com o efeito sanfona”.

Você já parou para pensar se o peso que deseja alcançar é viável para você?

Marcela G. Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Atendimentos online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: