Você sabe em qual estágio de mudança está?

Você sabe em qual estágio de mudança está?

No post anterior trouxe um pouco a respeito das recaídas que são parte importante do tratamento nutricional, principalmente quando trabalhamos a mudança de comportamento alimentar.

Mas além das recaídas existem vários estágios da mudança de comportamento, conforme o modelo transteórico de mudança, desenvolvido Prochaska et al (1994);

No estágio de pré-contemplação, o indivíduo é mais resistente e não vê a necessidade de mudar um comportamento nos próximos seis meses, pode procurar a nutricionista por exemplo “pois o médico mandou controlar a diabetes”.

No estágio de contemplação, o indivíduo já enxerga a necessidade de mudar nos próximos 6 meses, mas não vê como uma prioridade começar agora. Nesse caso, já reconhece por exemplo a importância de uma alimentação saudável no controle da diabetes.

Na preparação, o indivíduo vê a necessidade de mudar nos próximos 30 dias, está um pouco mais motivado e já começa a fazer pequenas mudanças nesse período.

Já na ação, o indivíduo já começou a realizar as mudanças, buscou a nutricionista, o educador físico, se matriculou na academia, incluiu alguns alimentos em sua dieta, começou a beber mais água, etc; Já superou algumas das barreiras anteriores.

Na manutenção, o indivíduo já está mantendo os comportamentos que iniciou na fase de ação há pelo menos 6 meses;

E por fim, a recaída (entre um estágio e outro) faz parte do tratamento nutricional, é com ela que podemos aprender a como melhorar, e para isso, o acompanhamento de profissionais é essencial.

É importante identificar seu estágio de mudança junto ao seu nutricionista no início do tratamento, pois ferramentas específicas são trabalhadas em cada estágio.

Marcela G Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Atendimentos presenciais e online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/campinas

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: